sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Torne Sua Campanha Épica!

Tentado desenvolver um pouco esta questão da Individualidade e Inovação para as mesas de RPG que tanto citamos nas postagens do blog, vamos falar um pouco sobre como desenvolver uma Campanha e/ou Aventura que se torne Épica, tanto para o Mestre como para os Jogadores. Neste post abordaremos o tema Medieval, que hoje é o mais jogado nas mesas.

Nossa primeira etapa é o sistema, não recomendamos sistema nenhum, apenas use o que você possui o maior domínio. Caso escolha utilizar um sistema próprio, muito cuidado na hora dos detalhes. Normalmente o ponto forte dos sistemas já lançados é que possuem vários complementos, adaptações e afins. Assim você já possui inúmeros recursos disponíveis a seu favor, agora, quando se utiliza um sistema próprio, fique atento aos detalhes, são eles quem enriquecem sua aventura. Sendo assim, se utilizar sistema próprio, invista nos detalhes!

Nossa segunda etapa é a formação do grupo. Tente formar um grupo com jogadores que criam personagens distintos, que não tenham personagens com as mesmas características dentro do grupo, isso torna a aventura um tanto repetitiva. Claro, existem jogadores que são exceção à regra, que mesmo com personagens com profissões iguais, conseguem desenvolver suas ações e mudar o rumo da história de maneira fantástica. Na imagem ao lado vemos um exemplo disto, um grupo de aventureiros, cada um com suas características singulares.




Chegamos a terceira etapa, os monstros. Muitos mestres adoram batalhas e entulham sua aventuras de monstros, por assim dizer. Torne-os únicos, cada um com sua história e legados. Transforme suas batalhas em batalhas memoráveis, batalhas que vão além de uma simples seqüência de rolagem de dados. Crie diálogos, pausas ou até mesmo uma inversão de situações.




A quarta e última etapa, o cenário. Esta é a área de onde o mestre tira seus truques de baixo da manga! Quando se possui um bom cenário, detalhado e trabalhado, a aventura possui a principal característica para se tornar épica. O cenário é a base de tudo e quando se possui total conhecimento e domínio do mesmo, o narrador pode detalhar qualquer ambiente.


Assim chegamos ao fim deste post, repleto de dicas para que você torne sua campanha uma aventura memorável, mas nunca se esqueça, para que o jogo flua, a imaginação sempre é de extrema necessidade!

2 comentários:

Rodolfo Willian disse...

cara muito legal esse post aí, vc tem umas idéias bem legais, eu tento usar ideias assim mais independentes e criativas no meu blog tb, to seguindo vc cara, sucesso!
qqr coisa da uma fuçada no meu blog, quem sabe rola uma parceiria?
http://projetos3det.blogspot.com

Guilherme Neri disse...

uma ideia... em meus mestrados(mestrando mesa =D) eu percebi que para deixar uma aventura épica não é só fazer os personagem chegarem no nivel 21, o que se tem que fazer é narrar de modo épico: ataques ousados e precisos, esquivas no efeito matrix,ações imprecionantes que deixam e eventos rico em detalhe....

eu pessoalmente não gosto de jogar no nivel epico, mas meus jogadores me falam que eu mestro como se eles fossem épicos.... mas afinal, um paladino nivel 2 que mata 5 orc´s (barbaros nives um)sem sofrer nem um arranham, não meresse a narração de sua batalha, uma coisa mais épica ?

Postar um comentário