quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Explore o potencial de sua narração

Com o passar dos tempos, pude reparar que muitos jogadores buscam no RPG sempre possuir personagens super poderosos. Eles exploram o sistema criado para que consigam montar uma ficha e um personagem o mais poderoso possível.

Ao meu ver isso é um pouco turvo porque, muitos vêem o nosso RPG Narrativo como um MMORPG sem gráficos. Temos de saber separar as duas coisas, porque em MMORPGs o objetivo é ser sempre o mais forte possível, conseguir sempre os melhores itens, melhor distribuição de atributos, para sempre ser o mais forte.

E este pensamento colide com grande impacto em nosso RPG Narrativo, já que neste nosso objetivo não é ser o mais forte de todos, nosso objetivo é uma boa aventura, divertida; com uma narrativa bem desenvolvida e explorada.

Principalmente quando entro no RRPG ou RPG2ic, percebo que muitos jogadores reclamam de sistemas que obrigam a utilização de "vantagens" e "desvantagens" na criação do personagem. Muitos sistemas possuem "vantagens" excelentes e "desvantagens" realmente criadas para equilibrar. E isso faz com que os jogadores fiquem bravos, porque as desvantagens são de um nível que realmente não ajuda em nada o personagem criado, porque quando existe uma "desvantagem" no sistema que é mais uma "vantagem" e os jogadores percebem isso, eles logo a utilizam.

Nosso objetivo em uma mesa de RPG deve ser sempre a diversão. Seja seu personagem forte ou fraco, busque uma boa narrativa, desenvolva sua descrição, torne aquela situação divertida, engraçada, faça com que o mestre tenha de por sua mente para trabalhar.

Muitas vezes, escolher as piores "desvantagens" lhe concede este fator, o fator de criar certa situação realmente divertida. Não é muito difícil de se pensar em uma pequena cena, em que, atribuindo certa "desvantagem" para um personagem, ela pode se tornar épica para o grupo de aventureiros.
Como por exemplo: Imagine que, após um longo caminho percorrido por nosso grupo de forasteiros, se depararam com uma cidade que necessitava de seu apoio. Um importante pertence real fora roubado, um velho livro, que apenas podia ser diferenciado dos demais por um entalhe feito de ouro em sua capa. A realeza oferecia recompensas por qualquer informação ou pelo próprio livro.O grupo recém chegado a cidade, após grande trabalho, lutas e um esforço tremendo  recuperara o livro. Em gratidão o Rei os presenteou com itens valorosos e convidara toda a cidade para um grande banquete, em homenagem aos bravos visitantes. O Rei estava agora os homenageando, em frente a toda aquela comida. Porém, o prato principal era muita carne de vaca. E para a sorte de todos, o membro mais poderoso do nosso grupo de heróis havia tido uma vaca de estimação quando criança, e possui uma terrível "desvantagem", a Fúria, e era em nível muito profundo. O Rei estava para acabar seu pronunciado quando o homem alto e barbudo se levantou cambaleante, com um olhar transtornado, sacou sua longa e pesada espada, e começou a quebrar tudo, a atacar todos e tudo, sem ver o que havia pela frente. Não demorou para que o resto do grupo de heróis ter de amarrá-lo a correr com ele dos Guardas Reais. O Rei julgara este ato um ultraje e condenara todos, naquele mesmo instante, aos berros, à morte. Fugiram da cidade tão depressa quanto haviam chegado.

É isto meus caros colegas, espero que tenham entendido meu ponto de vista, e nunca se esqueçam: nunca subestimem sua imaginação!

2 comentários:

Vitor Ferreira disse...

O que você falou é bem verídico. Este tem sido um assunto em pauta com muitos jogadores do RRPG, e também algo que vem me irritado a longo prazo.

Recentemente já ouvi pessoas dizerem para jogadores meus "Você poderia ter feito um personagem muito mais forte", ou "Suas habilidades são um lixo, você não vai matar nada". Esquecem que o conceito do personagem supera qualquer tipo de vantagem em jogo, isso é pra lá de deprimente.

Tento sempre lembrar a todos "Aventuras são feitas para seus personagens, independente do quão fraco ou forte eles sejam".

Vcromeiro disse...

Realmente. Pensando assim que escrevi esta matéria. É muito deprimente ver jogadores criarem personagem voltados apenas para o poder máximo. Mas também percebo que após um certo tempo de experiência, os jogadores param com isto e percebem o real potencial de um personagem bem desenvolvido. Quando chegamos a este ponto, conseguimos uma mesa muito boa!
Estou com este blog para tentar passar experiências aos mais novos jogadores, mostrar para eles um outra visão. Espero que eu consiga.
Obrigado por comentar. Abraço!

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