sábado, 18 de dezembro de 2010

O Papel dos Sistemas

Primeiramente vamos lembrar o significado do RPG. Do inglês Role-playing game, no português: "jogo de interpretação de personagens". Pensando em um jogo de interpretação de personagens, qual a função dos sistemas dentro deste meio?
Provavelmente, a intenção inicial dos sistemas era de formar certas regras para que houvesse um equilíbrio na narração e no desenrolar da história. Estas regras inicialmente eram simples e conforme o mundo do RPG evoluiu, elas evoluíram juntas e se tornaram os complexos sistemas de hoje.

Porém, em um jogo de se interpretar personagens o mínimo que podemos esperar é realmente a Interpretação. Agora, analise, se em um jogo de interpretação de personagens devemos esperar uma forte Interpretação, por que a maior parte do tempo passamos realizando testes?
Não são todos os sistemas que exigem muitos testes, mas muitos outros são focados demais neste quesito. A meu ver, um sistema de RPG deveria ser mais simples, flexível, realmente voltado para a Interpretação, com regras simples e rápidas.
Não digo que não há necessidade de testes, mas muitos sistemas exigem testes em uma quantidade desnecessária, pois algumas coisas são lógicas e podem ser decididas pelo mestre.
Sendo assim, anunciamos que em um futuro não muito distante a Equipe do Templo Alado irá lançar seu próprio sistema, baseado em todos os conceitos e reflexões postadas no blog. Não temos uma data nem o nome do sistema, mas ele existirá e será disponibilizado gratuitamente via download. Fique atento ao blog!

4 comentários:

InsetoVermelho disse...

Boa a iniciativa, mas deveria apronfudar suas idéias com exemplos e questionando alguns erros.

Vcromeiro disse...

Obrigado amigo. Nossas futuras postagens abordaram análises de sistemas, identificando alguns de seus erros e/ou falhas. Obrigado por comentar e nos apoiar!

o Clérigo disse...

Espero que não demore muito!

Reginaldo disse...

Existe um movimento a muitos anos chamado de RPG Indie (Independente), é um segmento forte nos EUA.
Os Indies podem criar sistemas tão pesados (ou mais) do que existem, ou criar sistema leves ou levissímos, com muito foco em interpretação ou não. No Brasil existem muitos sistemas Indies atualmente, alguns gratuitos, outros comercializados, outro tendo a mescla de serem baixados grátis ou a pessoa pode comprar o manual.
Porém... tudo gira em torno da influência do bom e velho D&D. Quando saiu a 3ª edição e a licença aberta do d20 System, pipocaram mundo afora Indies feitos com d20 System ( D&D influenciado os Indies). Com o Advento da 4ªa foi criada uma nova licença d20 muito restritiva, e o pessoal que fazia Indies usando d20 parou. Houve também um grande desecanto em usar a licença aberta d20 que era baseado em D&D 3ª edição (Somente a empresa Paizo encarou a parada, com o seu Pathfinder). Com isso mais uma vez o D&D influenciou a criação de Indie no mundo, pois o pessoal passou a criar com mais afinco sistemas totalmente novos que pudesse cobrir defeitos do D&D 3ª/4ª edição. 3ª edição é um sistema desequilibrado, 4ª edição é um sistema equilibrado, ambos não possuem regras no sistema que apoiem bem a interpretação, os dois são sistemas pesados, um novato sofre ao fazer fichas nestes dois sistemas; resumindo, eles são extremistas, um no equilibrio e outro no desequilibrio. Os Indies de hoje procuram cobrir isso, os melhores RPG Indies do mundo seguem essa formúla: Meio-termo entre equilibrio/desequilibrio, sistema leve ou médio, regras que apoiem a interpretação, incentivo a cenários diversos (Sci-Fi, futuristas, modernos, fora os clássicos cenários). Não digo que com isso ngm possa jogar um D&D com boa interpretação, vc pode sim, porém o sistema não prima por isso, e raras são a mesas que conseguem fazer isso.
Se forem procurar net afora, principalmente em inglês, encontrarão sistemas Indies divinos, que valorizam excelente interpretação e não tira a ação da mesa. Eu testo/jogo/mestro vários sistemas, curto muito o Indie Savage Worlds.
Existem uma diferença enorme entre Indies e os RPG Top de Linha, os Top de Linha são os RPG´s mais famosos e vendidos no mundo, e o Indie não vende tanto quanto eles ou tem a fama deles.
RPG´s Top de Linha : D&D, Pathfinder, GURPS, Mundo das Trevas, Call of Cthulhu. D&D é tão famoso que na Inglaterra fizeram um pesquisa dos 100 melhores brinquedos de todos os tempos, lá na Inglaterra o D&D ficou em 3ª lugar, ganhou de todos os vídeos-games do mundo (Nitendo, Playstation, X-Box, etc..), D&D só perdeu pro Lego e Monopoly.

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