Esta metodologia já se mostra muito eficaz na exploração de ideias e normalmente é desenvolvida por um grupo de pessoas que vão jogando ideias no ar e as interligando. Agora, como usar isto no RPG ?

Podemos jogar como ideia principal um cenário ou sistema. E a partir desta ideia, geramos outras que tenham relação com ela. E vamos ligando-as por estes fiamentos.
Basicamente o Brainstorm se resume a esta porção de ideias interligadas. Após gerar todas as possíveis, analisamos uma a uma considerando nosso objetivo principal. Portanto se você está criando idéias para um cenário ou sistema, este é o momento de garimpar as boas ideias e excluir as ruins.
Feito isto, crie uma ordem cronológica e analítica de tudo, de forma que você as compreenda em ordem evolutiva ou para desenvolvimento e comece o trabalho duro.
A base para uma boa ideia nasce junto da exploração de toda a criatividade dos indivíduos que estão nesta criação.
2 comentários:
Interessante. Eu conhecia essa técnica como "Mapa Conceitual", e aprendi ela no Segundo Ano do Ensino Médio, quando meu professor de matemática estava escrevendo uma tese para o curso de mestrado dele.
É uma ótima forma de estudar uma matéria, não é de se assombrar que também tenha um ótimo destaque para a elaboração de aventura e organização de ideias.
Realmente é uma ótima técnica. Eu estava realizando um trabalho esta semana e a utilizei. Surgiu o lampejo de que poderia utilizá-la no RPG, fiz um simples teste e realmente funcionou. Então, não era para menos, resolvi postar aqui.
Postar um comentário